quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Terminamos os trabalhos!

Olá, estive ausente algum tempo por estarmos trabalhando muito.

Como disse na última postagem, fomos para o seco, no estaleiro, para pintá lo.

Não é somente pintar e pronto, exige um trabalho bem grande, que consiste em primeiramente a raspagem da tinta antiga.

Muitos velejadores e profissionais da área utilizam produtos químicos e lixadeira, nós na Nova Zelandia descobrimos um equipamento maravilhoso para tal serviço.

O “scraper”, apelidado por nós, carinhosamente de raspador. Com o movimento e a inclinação certa é um ótimo aliado. Raspamos durante 6 dias.

(No final deixarei uma foto)

Logo após rasparmos os 50 pés (15 metros) do barco todo, contando que são dois bordos, uma grande quilha corrida, “o apoio do leme – “skeg” e leme. Tudo mesmo, parece pouco, mas nas fotos vocês terão uma ideia melhor.

Assim vamos à segunda parte, que consiste em lavar com água e passar tiner (“thinner”) e depois a pintura do primer a base de epóxi (mastic), que faz a ligação entre a base e a tinta anticraca (antifouling).
Desta vez resolvemos repintar as linhas d’agua, que são na cor azul escura. Para pintá las retas nós utilizamos fitas crepe que colamos de popa à proa. Dá um pequeno trabalho, pois são duas linhas, e olha que o Kanaloa já teve três.

Assim feita a linha d’agua com duas demãos, passamos finalmente, a anticraca no casco. Só tinha na cor vermelha, mas que eu acho que caiu muito bem para o Kanaloa.

Assim passamos tinner nos lugares onde vamos pintar, lembrando que não adianta passar antes e só no dia seguinte pintar, o tinner serve para retirar as impurezas que estão no casco.

Esperamos um dia e pintamos a segunda demão. Nós utilizamos a tinta Jotum 90.

E você pensa que acabou? Ainda temos que lavar todo o barco, e os 13 apoios que estão segurando o Kanaloa? O Sealift levantou o barco e ficamos uma noite em cima para raspar e pintar essas partes. Uma das demãos foi a uma da manhã.

No dia seguinte fomos para água.

Nesse tempo que ficamos no seco, aproveitamos para levar a corrente e a âncora para galvanizar, pois a última galvanização fora em Fiji. Levamos também correntes e âncoras de um barco australiano e de um outro inglês. Dividimos as despesas. Ficamos muito contentes com o resultado, e aproveitamos para passear de Hilux um pouco já que o local de galvanização ficava a 300 quilômetros de Lumut. 

Kanaloa na água, hora de fazermos compras, já que o tempo certo para nossa próxima navegada está chegando. Nas compras nós estocamos tudo, e o quê mais nos auxiliam são as latas. Por aqui chegamos até a encontrar lula e mexilhão em lata, com e sem pimenta!

Ficamos por aqui, e logo faremos novo contato, contando mais novidades.


Bons Ventos, Tripulante Kanaloa.

                       
           
                               Kanaloa sem a tinta antiga!
                                   




O nosso querido "Raspador"


Já com o "primer" e fazendo a segunda demão da linha d'agua


Mistrurando a tinta

Primeira demão da AntiCraca



Começando os trabalhos nos apoios


Raspando os apoios





Kanaloa finalmente pronto!


Kanaloa indo para à agua!


























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